menu

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Chapolin Colorado (Roberto Gomez Bolaños)

O herói oficial da América Latina. Também conhecido como Vermelhinho ou Polegar Vermelho. O Nome Chapolin (que também pode ser traduzido como polegar) na realidade se refere a um gafanhoto que no México também é usado para a alimentação... (sim... eles comem o gafanhoto...); daí as antenas de nosso querido herói! É um baixote magrelo, covarde, atrapalhado e mulherengo, que veste um uniforme vermelho e amarelo que lembra uma barata ou um besouro (asinhas e antenas). Em certos capítulos tem medo de um simples movimento. Muitas vezes, o seu escudo, o coração amarelo com as iniciais CH em vermelho no meio, causa mais risos do que pânico nos inimigos. Sem dúvidas, Chapolin é o grande Super-Herói dos episódios "Chapolin", também chegando a aparecer em dois capítulos no "Chaves" e sempre sendo mencionado pelo Chaves, Chiquinha, Seu Madruga e Quico. chapolin é um personagem atemporal e imortal, que aparece em diversas épocas: no Velho Oeste, na Idade Média, no Renascimento... Ele surge de qualquer lugar sem o menor aviso, se materializando no ar ao chamado de "Oh! E agora quem poderá me defender?", gritando "EU!" O Polegar sabe falar todas as línguas do universo, desde o Saturniano até o Jupiteriano.

Entre suas armas está a poderosa Marreta Biônica, que ele maneja com rapidez e eficiência e que, como o martelo do Thor, volta às suas mãos assim que ele ordenar. Outro equipamento eficaz são suas Anteninhas de Vinil, que estão ligadas a todas as terminações nervosas do corpo de Chapolin, além de detectarem a aproximação de qualquer pessoa maléfica , e poderem captar qualquer freqüência de rádio do universo. Outro de seus mirabolantes equipamentos é a Corneta Paralisadora. Com um toque da sensacional Corneta, Chapolin paralisa qualquer pessoa ou objeto. Com dois toques, lá está ele desparalizando. A outra arma são as surpreendentes Pílulas de Nanicolina (ou de Polegarina), ou Pílulas Encolhedoras (ou ainda Pastilhas Encolhedoras). Elas permitem àquele que as tomar encolher a um tamanho de 20 cm, o que é uma tremenda facilidade para se meter em buracos ou passar por debaixo de portas. Seu efeito dura em torno de 15 minutos.


Chapolin não é um exemplo de inteligência ou de força ou sequer de coragem, mas tem um bom coração, e luta em defesa de qualquer um que precise de sua ajuda. Talvez por esta nobreza e por esta ingenuidade, Chapolin acabe sendo usado por alguns inimigos com um pouquinho mais de massa encefálica.

Aqui estão algumas de suas citações características:

"Não contavam com minha astúcia"

"Sigam-me os bons!"

"Aproveitam-se de minha nobreza..."

"Suspeitei desde o princípio"

"Silêncio! Silêncio! Minhas anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo! Vou fulminá-lo a golpes da minha marreta biônica..."

"Sim, eu vou... Sim, eu vou... Sim, eu vou..."

"Palma, palma, não priemos cânico"

"Meus movimentos são friamente calculados"

"É que eu tenho vergonha..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário